segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NORDESTE : O mito da seca pra camuflar o Preconceito

   
   
 É comum  vermos falar da seca que assola o nordeste desde os tempos mais primordiais. Obviamente isso não se trata de uma ilusão e devasta mesmo a região, no entanto olharmos para região de modo seco e discriminatório é um tanto injusto, a região que já foi sede da capital brasileira, sempre foi explorada e devastada muito mais por colonizadores e seguidamente por brasileiros, do que mesmo por seus problemas climáticos.
      É comum, principalmente no sudeste, que vejamos  "brincadeiras" com os muitos nordestinos que migraram pra região,são taxados de mortos de fome e sede, brincadeiras que muitas vezes retratam uma imagem errada do nordeste brasileiro.
     Depois de tanta exploração e ciclos econômicos desenvolvidos por lá, o nordeste amargou por anos um desprezo e esquecimentos das autoridades federais estaduais. Uma região rica em recursos naturais, uma região com extremo potencial pra ter sido desenvolvida desde o século passado,obviamente começa a mostrar que se tivesse tido investimento tanto pra região litorânea quanto pra região do semi-árido, a situação de miséria e imagem de pobreza não teria chegado sequer a ter sido construída, e com certeza os milhares de nordestinos que migraram para o sudeste não teriam passado pelas "brincadeiras" que apenas camuflam o preconceito para com os bravos guerreiros nordestinos, tratados como pobres , famintos e meio-escravos nas regiões de maior atrativo para eles.

    A situação hoje é tão diferente na mais pobre região do país , que, o que se ver  é a volta dos migrantes pra sua região de origem, hoje Capitais como Recife e Natal são pólos industriais de grande porte e atrativo de investimentos internacionais. Satisfatoriamente até o futebol nordestino tem evoluído, além de 3 representantes na elite ( Bahia, Vitória, Sport) o Nordeste também se representa bem na série B do campeonato brasileiro,  times como Icasa e Ceará se destacaram em 2013, recebe o náutico que vem do rebaixamento, além do sempre grande Santa Cruz e o maranhense Sampaio Correia, na série C terá o rebaixado  ASA e outros tantos, cito essa evolução do futebol apenas pra enfatizar que se há investimento, se há vontade de quem governa,  não é o clima que define o status econômico de seja qual for a região do país.
    Obviamente que a Seca não é ilusão, mas se tivesse sido tratada como um problema climático e não de exclusão, certamente não teria efeitos tão fortes como tem na região do semi-árido nordestino, marginalizar o nordeste e o nordestino pela falta de investimentos para amenizar os problemas climáticos e desenvolver a região, é ter preconceito camuflado na hipocrisia da história.

    A Falta de interesse e investimento no nordeste é a causa da pobreza e violência que ainda assola a contrastada região nordeste do Brasil, a seca é apenas um agravante.
                                                               Aline Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário