segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fim das Organizadas ou o fim da organização nos estádios !

 
 
      Era pra ser uma festa, e foi, mas que falar daqueles que não se limitam a comemorar o titulo de campeão?  Obviamente a torcida já havia comemorado muito o título brasileiro, mas seja quantas vezes for , existe sempre a vontade de celebrar o clube campeão.
     Foi uma briga entre torcidas, foi só uma briga a mais, sim, que mais uma vez afasta o torcedor das arquibancadas.
    Mas foi apenas uma briga que pode acontecer em qualquer lugar, sim, mas aconteceu num lugar onde famílias sentem prazer de estar lá.
    Foi apenas uma briga, que abala ainda mais a segurança de quem vai ao estádio torcer, apenas.
    Foi apenas mais um briga, sim, mais uma briga tão comum já nos estádios brasileiros,uma briga que sai delimitando o torcedor que nada tem com isso, e todos só tem a  perder.
   Foi, só uma briga, uma briga a mais, e que pra mim sempre merece ênfase, este assunto sempre tem que ser levado a sério e tratado de maneira a tentar resolver.
   Curiosamente foi mais uma briga entre torcidas " rivais" do mesmo time , parece piada, mas as organizadas se prestam o papel de serem rivais em prol do mesmo clube, e por muitas vezes esquecem do verdadeiro motivo de terem sido criadas.
    Não generalizo todos que fazem parte dessas entidades, mas obviamente há os que se camuflam por trás dessas organizações. 
   Foi apenas mais uma briga, que estragou uma festa, que torna nosso futebol perigoso, que desmoraliza o bom senso, que esvazia nossos estádios e que reforça a minha tese pra que sejam abolidas TODAS as torcidas organizadas do país , não que tenho algo contra esse tipo de torcida, mas elas encobrem, mesmo que inconscientemente, criminosos e marginais que se deslocam até o estadio apenas pra causar violência, e é fácil ficar impune, afinal será noticiado que " a torcida organizada tal brigou com a outra torcida organizada tal". Sim, seus nomes são encobertos e apenas referenciais das TO's ficam marcados. Se findando esse tipo de organização, qualquer ato seu, terá seu nome como marca de responsabilidade, e não obrigatoriamente é necessário que os grupos deixem de fazer a festa nas arquibancadas, mas é abolir qualquer organização que venha a encobrir marginais . Sim ,considero Marginais quem provoca violência no estádio ou em qualquer outro lugar do mundo.
    E pra  que seja refletido sobre isso abrangendo outros temas, basta olhar o grupo de ativista "Black Block's" todo e qualquer um pode se infiltrar cometer crimes, que será tratado como um integrante do grupo, e seu nome sempre encoberto,sua identidade preservada diante da sociedade e da justiça em muitos casos.
 Sem desmerecer o que muitas torcidas organizadas fazem pelo clube, defendo que sejam abolidas pra que haja uma punição aos responsáveis pelas badernas,uma abolição que dará nomes a quem pratica delitos e não apenas rótulos.
                            
                                                     Aline Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário