quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A ética do futebol frente a razão de quem precisa


     Falarei de modo sutil sobre os mais recentes acontecimentos do futebol, isso se for possível usar da sutilezas em um fato tão inescrupuloso.
    A história toda se inicia com , um recurso do time carioca Vasco da Gama enviado aos tribunais pra conseguir , o que eu costumo chamar de manipulação de resultado, da então partida contra o Atlético-PR, uma partida já polêmica, envolvendo barbárie e vergonha pro futebol, o time cruzmaltino alega que a partida deveria ter sido anulada pelo tempo que ficou paralisada, isto é mais de 1  hora, para que fosse resolvido o problema da segurança em Joinville ou pelo menos amenizado, retomada a partida, o time carioca perdeu pelo placar de 5 x 1, e se era pra ser anulada e foi prosseguida houve então infringência nas regras que regem nosso campeonato , isto segundo o Vasco, o que acarretaria a perda de 3 pontos pra equipe paranaense e a aquisição desses mesmo pela equipe vascaína, o que a livraria do rebaixamento, e tiraria o CAP da zona de classificação para a libertadores, colocando o então quarto colocado, o Botafogo, é isso mesmo seria uma ótima para o futebol carioca, e péssimo pro futebol brasileiro.
    Do outro lado tem o Fluminense , é mais uma vez lá está o fluminense, como segue arquiteto desse circo todo. Por conta de uma irregularidade da portuguesa, em escalar Heverton na ultima partida contra o Grêmio, a Lusa poderá perder 4 pontos, 3 do regulamento , mais 1 da partida, segundo órgãos das organizadores do futebol, Heverton estaria suspenso e não poderia atuar contra o Grêmio, o jogador entrou aos 38 do segundo tempo. Nesta questão entra mais um carioca, o Flamengo, que também é acusado de irregularidade com o zagueiro André santos, julgado no mesmo dia que Heverton e punido da mesma forma, isuspenso o zagueiro não podia jogar contra o Cruzeiro, com isso Flamengo tambem perderia 4 pontos no mesmo sistema que a portuguesa. Ambos os jogadores já haviam cumprido suspensão automática, julgados pelo STJD, os dois teriam então que cumprir mais um jogo de suspensão.
   Se a tentativa do Vasco e do Flu se efetivam, Flamengo e portuguesa integrariam o grupos de rebaixados no brasileirão 2013.
Pra não ser injusta, falarei aqui, quem denunciou essas irregularidades foi o procurador do STJD, pago pra fazer isso, mas o fluminense nada declara, obvio o beneficiará, e sua já manchada historia apenas presencia mais um capítulo,, no meu ver desprezível, mas ao que se sabe Portuguesa e Flamengo não foram avisados do resultado do julgamento, portanto não tomaram nota da suspensão de seus atletas, interessante que a CBF , foi rápida  pra avisar os tribunais da irregularidade, mais não ligou pra avisar da suspensão.
  se tudo for como penso, houve infrigência , mas não houve consciencia dela, então a punição nãom pode ser aplicada nos resultados conquistados em campo, já que o erro veio do extrecampo, tem que haver o cumprimento de suspensão dos mesmos e o pagamento de uma multa pelo clube, isto é o suficiente, ou como eu havia sugerido, acho inadmissivel e não faz sentido alterar resultados de um campeonato já findado, portanto se for pra tirar pontos de Flamengo e Portuguesa que ambos comecem em 2014 com - 4 pontos na tabela o que acarreta um prejuízo apenas ao clube e não ao futebol brasileiro de forma geral.
     Vale lembrar que Cruzeiro também fez isso e foi punido apenas com multa , além do vasco, isso tudo nesta edição, e o próprio Fluminense teria escalado Rhayner irregular nesse brasileirão, visto isso, dá pra saber que o interesse não é ser justo com as regras do campeonato, mas usá-la pra beneficiar os grandes, que ao longo do campeonato não exerceram seu papel de grande pra permanecer na série A.
     E  pra concluir eu falo, é vergonhoso o rebaixamento pra um time grande sim, mas asseguro, é muito mais vergonhoso tentar permanecer na elite usando desses métodos, isso já se torna desprezível.
 todos sabemos que  é  verídico que houve irregularidades , porém se tivesse sido Críciuma e Portuguesa os rebaixados e Flu e Vasco os que erraram, ninguém estaria brigando nos tribunais pra fazer valer as regras do campeonato, então não me venham com falso moralismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário